Turismo de Natureza

A Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, apesar de estar classificada como zona periurbana, trata-se de uma área pertencente à Reserva Agrícola Nacional (RAN) e à Reserva Ecológica Nacional (REN).

A área da Lezíria Sul corresponde na sua totalidade à Zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo (ZPE), e nela está contida, na parte mais a sul, a Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET) com a área de 2119 ha.

A Lezíria deve constar no mapa dos principais destinos do turismo de natureza, associada à observação de aves porque tem várias áreas classificadas e sobretudo a Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET) é um importantíssimo santuário de aves raras e de fácil observação.

Dada a existência de um vasto conjunto de habitats naturais de aves migratórias na Reserva Natural do Estuário do Tejo, local que recebe concentrações internacionalmente importantes de aves aquáticas e outras, desenvolveu-se um projeto ao nível dessa temática. O referido projeto tem o nome de, EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves).

Tem como objetivo a gestão da avifauna, através da criação de condições de atração para a maior diversidade possível de aves ocorrentes no estuário, em condições de serem observadas, em tranquilidade, por um conjunto abrangente de pessoas. Para além da salvaguarda dos valores avifaunísticos do Estuário do Tejo, fundamental para assegurar a necessária viabilidade do projeto, permite ainda promover o ensino, a divulgação, a visitação e o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica.

https://www.evoa.pt/