Minimização do Impacto da Avifauna na Cultura do Arroz
A generalidade das atividades agrícolas desenvolvidas no Aproveitamento, e a biodiversidade que caracteriza esta zona, especialmente no que se refere a espécies da avifauna, atesta que a agricultura aqui praticada é globalmente consentânea com a sua conservação.
Apesar da convivência razoavelmente pacífica entre a agricultura e os valores naturais que caracterizam a biodiversidade da zona, são conhecidas algumas situações de conflito entre determinadas práticas agrícolas e valores naturais, tal como são também conhecidos alguns hábitos comportamentais de certas espécies que provocam prejuízos à agricultura.
A análise dos resultados obtidos relativamente ao impacto da avifauna no arroz e a experiencia adquirida desde 2013 com as ações executadas permite conhecer, com elevado nível de detalhe, qual a relação que determinada espécie de aves tem com determinado local e os impactes negativos que poderão decorrer para o sistema de produção agrícola. Posto isto, foi possível identificar as relações existentes entre a cultura do arroz e as diversas espécies de avifauna que fazem algum tipo de uso destas áreas.
A formação das equipas para minimização do impacto da avifauna no arroz, estão organizadas segundo o levantamento rigoroso dos prejuízos, das fases da cultura mais sensíveis, bem como da correlação efetuada entre espécies e o tipo de estragos. As equipas são flexíveis de acordo com a “pressão das aves” que vier a ser observada.
As datas, períodos (noturno/diurno) e métodos carecem de pedido de autorização ao ICNF encontrando-se a atividade dependente da aprovação do mesmo.